Doutoranda do M2PS realiza pesquisa em cotutela entre Brasil e França
Uma doutoranda da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está desenvolvendo sua tese em cotutela com a Aix-Marseille Université, na França, em um projeto viabilizado pela agência francesa Campus France. A parceria prevê uma estada de seis meses na França ao longo de três anos, proporcionando uma experiência acadêmica para a pesquisadora e fortalecer a cooperação científica entre os dois países.
A doutoranda Sarah De Albuquerque faz parte do Instituto de Materiais, Microeletrônica e Nanociências de Provence (IM2NP), uma unidade de pesquisa multidisciplinar que reúne físicos, químicos e especialistas em microeletrônica. Na França, ela integra a equipe de Microestruturas de Crescimento Auto-organizadas (MCA), que investiga a interface sólido-líquido em processos de solidificação em tempo real. A equipe francesa mantém uma parceria de pesquisa com o grupo brasileiro M2PS desde 2008, iniciada pelo Professor Dr. José Eduardo Spinelli e pela atual líder da MCA, Dra. Nathalie Mangelinck-Noel.
A tese da doutoranda foca na análise de ligas do sistema Al-Sn-Cu, investigando desde as fases de solidificação em ligas modelo até as propriedades mecânicas e de desgaste de ligas industriais para rolamentos autolubrificantes. A pesquisadora afirma também o quanto essa experiência em dupla nacionalidade é importante para sua carreira: “Estou agora no meu último período de mobilidade e, ao refletir sobre minha experiência de doutorado em cotutela, percebo o quanto essa vivência me moldou, tanto pessoal quanto profissionalmente”.
No final de seu período de mobilidade, a doutoranda avalia a experiência como positiva para seu crescimento acadêmico e profissional. Ela destaca a oportunidade de ampliar seu conhecimento e o impacto que a vivência em diferentes contextos trouxe para sua formação.