Equipe

Coordenadores

José.png

José Eduardo Spinelli

Sou Engenheiro Mecânico formado na Unesp de Bauru, com Mestrado e Doutorado em Processos de fabricação pela FEM-UNICAMP. Meu doutorado abordou estudos sobre os efeitos da convecção no metal líquido no crescimento dendrítico. Participei do grupo de pesquisa do prof. Amauri Garcia, grande mestre e incentivador do meu interesse pela solidificação, conhecimento fundamental para diversos processos de fabricação. Atualmente sou coordenador do grupo M2PS – Microestrutura e Propriedades em processos de Solidificação do DEMa-UFSCar.

Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/8882038118634925

Conrado.png

Conrado Ramos Moreira Afonso

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestrado (2000) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Realizou o Doutorado Sanduiche por 6 meses na University of Florida (UF), FL - USA (2003), 1 ano de Pós-Doutorado FAPESP (2005) em Ligas Betas de Titânio na Universidade Estadual de Campinas (Dema/FEM/UNICAMP) e um pós-doutorado em 2016 na Universitat Politénica de Valencia (UPV) - Espanha (BPE-FAPESP) e atuante como professor visitante na UPV desde 2011. Atualmente está vinculado como Professor Adjunto (DE) desde 2010 e Prof. Associado II (desde 2019) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde Julho de 2018. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq desde 2011, orientador de alunos de Mestrado e de Doutorado como Professor Permanente cadastrado no PPG-CEM da UFSCar. Atuou, de 2006 a 2010 como Engenheiro de Materiais no Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME) do antigo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), atual Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM).

Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/8882038118634925

Pós-doutorandos

Leonardo.jpg Rodrigo.jpg

Leonardo Fernandes Gomes

Engenheiro de Fundição formado pelo Instituto Superior Tupy - IST, Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM-DEMa-UFSCar). Doutorado em andamento no PPGCEM-DEMa-UFSCar-M2PS desenvolvendo pesquisas voltadas para o aperfeiçoamento de ligas à base de Al para a indústria automobilística. Período sanduíche na Aix-Marseille Université, França, sob a orientação da Profª Dra. Nathalie Mangelinck-Noël desenvolvendo pesquisas relacionadas à solidificação isotérmica no dispositivo de radiografia por raios-X (SFINX) em ligas de Al. Durante 07 anos atuei como Engenheiro de Fundição desenvolvendo produtos fundidos em processos de fundição sob pressão e molde permanente para as indústrias de energia, agrícola e automobilística.

Links: http://lattes.cnpq.br/6904883156193838

https://orcid.org/0000-0003-0648-2672

Rodrigo A. Valenzuela Reyes

Engenheiro Mecânico formado pela UNESP de Bauru, Mestrado e Doutorado em Metalurgia pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) no DEMa-UFSCar. Em meu doutorado estudei aspectos de solidificação, microestruturais, resistência mecânica e desgaste de ligas de Al-Bi com adição de Zn e Cu. Atualmente integrando e colaborando com o grupo M2PS (Microestrutura e Propriedades em processos de Solidificação) coordenado pelo prof. José Eduardo Spinelli do DEMa-UFSCar.

Link para o lattes:

http://lattes.cnpq.br/9357263200951932

Mariana.jpg

IMG-20220418-WA0013.jpg

Mariana Correa Rossi

Atualmente, atua como pós-doutoranda (UFSCar-DEMa-São Carlos) desenvolve estudos de modificações superficiais de ligas beta de Ti via rotas eletroquímicas (anodização e oxidação por plasma eletrolítico) a fim de melhorar as propriedades tribológicas e corrosivas. Bacharelado em Física Médica (Unesp-Botucatu), licenciatura em Física (Universidade Cruzeiro do Sul-Bauru). Durante a iniciação científica e mestrado (Biotecnlogia de biomateriais) desenvolveu trabalhos voltados a interações de células ósseas sob a superfície de implantes comerciais de Ti e o efeito da liberação de partículas de Ti sob orientação do Prof. Dr. Willian F. Zambuzzi. Nos anos de doutorado (Biotecnologia de biomateriais, Unesp-Botucatu), sob orientação e co-orientação da Profª Drª Ana Liz G. Alves e Margarida J. Saeki, desenvolveu estudos voltados a fabricação de ligas porosas de titânio beta usando rotas de metalúrgias do pó: 1) técnica de suporte de espaço e 2) sinterização por resistência elétrica (ERS), os quais tiveram a colaboração firmada com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Também atuou em projetos de tratamentos superficiais a laser para modificação microestrutural e topográfica de ligas beta de Ti. Realizou estágio sanduíche de 11 meses na Universidade Politécnica de Valência (Instituto de Tecnologia de Materiais) (sob supervisão do Prof. Dr. Vicente Amigó) atuando no desenvolvimento e caracterização microestrutural e mecânica de ligas beta de Ti densas e porosas por moagem mecânica.

Pedro Akira Bazaglia Kuroda

Formado em Física (2010-2013) na Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP/Campus Bauru), realizou o mestrado (2014-2015) e doutorado (2015-2019) no Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia dos Materiais (POSMat) da Faculdade de Ciência localizada na UNESP de Bauru. Durante a sua formação dedicou-se a desenvolver e produzir novas ligas de titânio contendo elementos beta estabilizadores como o nióbio, molibdênio, tântalo e zircônio (Ti-Nb, Ti-Mo-Zr e Ti-Ta-Zr) para melhorar as propriedades mecânicas, além das realizações de diversos tratamentos térmicos (solubilização, homogeneização e envelhecimento) para maximizar as suas características como um biomaterial metálicos. Atualmente, atua como pós-doutorando no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) onde desenvolve estudos de modificações superficiais de ligas de titânio via “micro arc oxidation” (MAO) a fim de melhorar as propriedades superfície dos implantes com a incorporação de elementos bioativos como o cálcio, fósforo e magnésio. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Metalurgia Física, e Engenharia Biomédica, com ênfase em Biomateriais metálicos.

 http://lattes.cnpq.br/4030995016188271
Link para o ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9867-9186

 

Doutorandos

Anderson.jpg Danusa.jpg Douglas.jpg

Anderson Thadeu Nunes

Engenheiro de Materiais, Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais e doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais. Toda a formação acadêmica vem sendo desenvolvida no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa/UFSCar). Sou integrante do grupo de pesquisa M2PS - Microestrutura e Propriedades em processos de Solidificação. Minha pesquisa tem como área de concentração o estudo da microestrutura e propriedades de ligas Al-Mg-(xSc) solidificadas em diferentes taxas de resfriamento. Essas ligas são de interesse para a indústria aeronáutica e aeroespacial.

Link para o lattes:

http://lattes.cnpq.br/3680315285879991

Danusa Araújo de Moura

Sou Engenheira de Materiais formada na UFPB, Mestre em Engenharia Mecânica na área de Processos de Fabricação pelo PPGEM-UFPB e atualmente sou doutoranda no PPGCEM-UFSCar. Meu doutorado tem como objetivo processar ligas do sistema Al-Si-Mg-Ni tanto por solidificação direcional quanto por solidificação rápida e correlacionar parâmetros térmicos de solidificação, propriedades mecânicas e microestruturais. Sou integrante do grupo de pesquisa M2PS – Microestrutura e Propriedades em processos de Solidificação do DEMa-UFSCar.

Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/9519335454034025

Douglas da Silva

Sou engenheiro de Materiais formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR, com Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo- USP. Atualmente faço parte do grupo de pesquisa M2PS do DEMa-UFSCar, onde realizo meu doutorado. A proposta do meu trabalho é processar ligas Al-Ce, Al-Ce-Mg e Al-Ce-Cu, tanto por solidificação direcional, quanto por atomização, a fim de se estudar suas cinéticas de solidificação, visando suas aplicações em processos de manufatura aditiva.

Link para o lattes:

http://lattes.cnpq.br/4405210382198571

Marcella.jpg Sarah.jpg Guilherme.jpeg

Marcella Gautê Cavalcante Xavier

Sou engenheira Metalúrgica pela Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR-UFF), com Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela PPGCEM-UFSCar. Atualmente, trabalho com ligas de Al-Si contaminadas com Fe, Cu e Zn no Doutorado e faço parte do grande grupo M2PS do DEMa-UFSCar. A proposta central visa através de adições de corretores, Ni e Co, melhorar as propriedades mecânicas dessas “sucatas” e propor o reaproveitamento das mesmas no mercado.

Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/1461465373583248

Sarah Maria de Albuquerque Sousa

Sou Engenheira Mecânica formada na UnB e atualmente sou mestranda em Engenharia de Materiais no PPGCEM-UFSCar. Meu mestrado tem como foco estudar a adição dos elementos Nb e B a fim de promover o refino microestrutural da liga AA6201, utilizada principalmente na construção de cabos condutores de energia elétrica. A pesquisa consiste em correlacionar variáveis térmicas de solidificação, microestrutura e propriedades mecânicas da liga com e sem adição desses elementos. Sou integrante do grupo de pesquisa M2PS - Microestrutura e Propriedades em processos de Solidificação.

Link para o lattes:

http://lattes.cnpq.br/9197496818628556

Guilherme L. de Gouveia

Sou Engenheiro de Materiais formado e com mestrado na UFSCar, instituição na qual desenvolvo atualmente o doutorado. Meu doutorado aborda a correlação quantitativa e qualitativa das variáveis de processamento, mecânica e microestruturais de ligas a base de Mg, as quais se destacam pelas potenciais aplicações biomédicas. Toda minha formação acadêmica, após minha graduação, está sendo realizada no grupo M2PS – Microestrutura e Propriedades em processos de Solidificação do DEMa-UFSCar, no qual se destaca a grande interação entre projetos possibilitando uma formação complementar e integradora dos conceitos de solidificação além do escopo de seu projeto principal.

http://lattes.cnpq.br/9599497476281279

Rafael.jpg

Rafael Formenton Macedo dos Santos

Engenheiro de Materiais, com ênfase em materiais metálicos, formado (2016) no departamento mais tradicional de Engenharia de Materiais (DEMa) do Brasil e América Latina na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na graduação trabalhou como aluno de Iniciação Científica com a “Produção e Caracterização Microestrutural de Ligas Amorfizáveis a Base de Ferro Através da Conformação por Spray” (2010-2013). No decorrer do mestrado, atuou com pesquisas voltadas para a “Influência da Taxa de Resfriamento no módulo de Elasticidade de Ligas β Titânio e Obtenção de diagramas CCT”. Vale ressaltar o ineditismo da construção do diagrama CCT para ligas beta-Ti. Atualmente, encontra-se com o doutorado em andamento, “Estudos de Ligas Beta de Titânio de Alta Entropia Multicomponente com Baixo Módulo de Elasticidade”, participando ainda do Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA) CAPES-CNE-COMISSÃO FULBRIGHT, além de atuar também na pesquisa, desenvolvimento, testes e validação de metodologia de soldagem de chapas finas de aço inox, e sua técnica de automação (EMPRAPII/UFSCar).

CV: http://lattes.cnpq.br/4633070062558887
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1710-487X

Mestrandos

Marcos.jpg Guilherme.jpeg Guilherme.jpeg

Marcos F. de Oliveira Filho

Sou Engenheiro de produção formado na Unimep de Santa Barbara D’Oeste e cursando mestrado na UFSCAR de São Carlos na área de Ciência e Engenharia de Materiais.

Trabalho diretamente com o Professor Spinelli e o Professor Tomaz Ishikawa na tese cujo o título é “APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS PARA CLASSIFICAÇÃO DE MICROINCLUSÕES DE SULFETO DE MANGANÊS EM AÇOS”, meu interesse pela inovação e a necessidade de otimização dos processos da empresa onde trabalho “Villares Metals” me conectou com as redes neurais.

http://lattes.cnpq.br/5957671374056111

Pedro Gabriel Benedito de Oliveira Santos Jaderson Rodrigo da Silva Leal

Iniciação científica

João.jpg Felipe.jpg Guilherme.jpeg

João Victor Pacini

Sou estudante de engenharia de computação na UFSCar. Estou realizando uma iniciação científica sobre o estudo da microestrutura e camada de reação de juntas de soldagem branda Sn-Bi-In.

Felipe Escher Saldanha

Sou estudante de Engenharia de Materiais na UFSCar. Já realizei uma iniciação científica abordando as Microestruturas, morfologias e resistência mecânica da liga eutética Mg-1.4%Si e hoje faço minha segunda pesquisa sobre Os Efeitos da Adição de Nb e B na Microestrutura e nas Propriedades de Tração da Liga 6201, ambas realizadas junto ao grupo M2PS – Microestrutura e Propriedades em processos de Solidificação do DEMa-UFSCar.

Link para o lattes:

http://lattes.cnpq.br/1795892576360569

Rafael Bispo Baraldi

Guilherme.jpeg Guilherme.jpeg unnamed.jpg
Argos Soares Silva Fellipe Martinez

Gabriel Mascarenhas de Camargo

Sou aluno de Engenharia de Materiais da UFSCar. Estou realizando uma iniciação científica sobre a influência da adição de elementos de liga na resistência à oxidação em alta temperatura da liga ternária Ni-Nb-M, onde M pode ser Al, Ti, Cr ou Fe.
Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/3521066327913828

Carolina.jpg

Carolina Neves Reis

Sou graduanda em Engenharia de Materiais na UFSCar e, no momento, estou realizando uma iniciação científica da FAPESP sobre ligas β-Ti com aplicação em próteses. Visando a obtenção de baixos módulos de elasticidade para 5 diferentes ligas, sendo duas delas de alta entropia: Ti-25Nb-25Zr-25Ta e Ti-20Nb-20Zr-20Ta-20Mo. E as demais pertencentes ao sistema Ti-Nb-Zr: Ti-40Nb-20Zr, Ti-40Nb-30Zr, Ti-40Nb-40Zr e Ti-33Nb-33Zr.